CIPP - Pecém

Complexo Industrial e Portuário do Pecém


Ampliação do Porto do Pecém

O Governo do Estado, mediante a Seinfra, lançou no dia 22 de junho a licitação para a execução das obras da segunda fase de ampliação do Terminal Portuário do Pecém. O serviços incluem a construção de uma nova ponte de acesso, a ampliação do Terminal de Múltiplas Utilidades (Tmut), e a pavimentação com engorda do quebra-mar existente no tramo norte-sul para a nova ampliação do terminal. A licitação acontece na Comissão Central de Concorrências,  na Procuradoria Geral do Estado.

O edital disponível no site da PGE pode ser acessado através do link abaixo:
Informações da Licitação

Construção do Terminal de Múltiplo Uso - TMUT

O TMUT é fundamental para a viabilização da Companhia Siderúrgica do Pecém, pois liberará o Píer 1 para operar exclusivamente com importação de matéria-prima e exportação de chapas de aço da siderúrgica. De 2006 a 2011, estima-se um crescimento de 150% na movimentação de cargas para o Terminal, que terá a capacidade dev movimentação de contêineres ampliada dos atuais 250 mil TEU/ano para 760 mil TEU/ano. Com 18 m de profundidade, 760 m de comprimento e 115 m de largura, o novo Terminal terá 2 berços com capacidade de atendimento de modernos navios cargueiros de grande calado.
Construção de Terminal de Gás Natural - TGAN

O TGAN é essencial para atender com segurança e eficiência as operações de regaseificação do Pecém, assegurando o suprimento de gás natural no Ceará e área de influência, destinado às termoelétricas, indústrias e uso veicular. Sua capacidade de movimentação será de 7 milhões de m3/dia de gás natural comprimido. Terá 2 berços de atracação opostos, com 420 m de comprimento cada.

Ampliação das Tomadas Frigoríficas

O objetivo é melhorar o atendimento aos exportadores e consolidar a posição de principal porto do Brasil no escoamento de frutas e pescados. Para isso, as 624 tomadas frigoríficas existentes serão acrescidas, já em 2008, de mais 264 novas tomadas.
Expansão do Molhe

A expansão visa a proteção das embarcações que utilizarão o Terminal de Múltiplo Uso e o Terminal de Gás Natural.

Construção de Correia Transportadora

O equipamento cria as condições operacionais adequadas ao transporte de matérias-primas destinadas à Usina Siderúrgica do Pecém, por meio de processos seguros, rápidos e de menos custo. Ao longo de 8,4 km de extensão e com capacidade para trasportar até 1.250 ton/h, a correia fará a ligação entre o navio cargueiro e o pátio de estocagem da siderúrgica.

Aquisição de Scanner de Contêineres

O equipamento possibilita agilizar o processo de inspeção, evitando o atraso de embarques e possibilitando maior eficiência e segurança das operações, atendendo aos mais recentes padrões internacionais. A inspeção não-invasiva de cargas será feita por aparelhos de Raios X ou Raios Gama.

Construção de Terminal Intermodal de Cargas

A área reservada para a obra é de 323 ha e está localizada a cerca de 5 km do Terminal Portuário. As instalações serão destinadas a atividades portuárias complementares como armazenamento de contêineres vazios e granéis, centros de distribuição, zonas de apoio logístico e outras. No local serão realizadas operações de integração ao transporte rodo-ferroviário.

Construção de Bloco de Utilidades

A obra visa o atendimento a todos os usuários do Terminal Portuário, reunindo salas de escreitórios, área de alimentação, agência bancária, agência de Correios, cartório, auditório e outros serviços. O blocl foi planejado para atender as demandas produzidas pela crescente movimentação de cargas.


Logomarca Ceará Portos


CEARÁPORTOS - Companhia de Integração Portuária do Ceará

A CEARÁPORTOS - Companhia de Integração Portuária do Ceará foi criada através da Lei nº12.536 de 22 de Dezembro de 1995, tendo como objetivo a construção, reforma, aplicação, melhoria, arrendamento e exploração de instalações portuárias e daquelas destinadas ao apoio e suporte de transporte intermodal localizadas no Estado do Ceará, bem como a prestação de serviços correlatos.

Esplanada do Pecém, s/n° - Distrito do Pecém
São Gonçalo do Amarante - Ceará
CEP: 62.674 - 000
CNPJ: 01.256.678/0001-00
CGF: 06.983.506-3
INS. MUNIC.: 450058-0
Telefone: (0xx85) 3315.1977 (Atendimento 24 horas)
Fax: (0xx85) 3315.1974

Endereço eletrônico:
cearaportos@cearaportos.ce.gov.br

Site:
www.cearaportos.ce.gov.br




Seinfra Ceará

Nenhum comentário:

Busca